Notícias

40% da população brasileira acredita ter chances de ser roubada na rua

Dado do IBGE, divulgado nesta quarta (7), aponta a sensação de insegurança diante de constantes roubos em algumas localidades do país

Por Thuany Dossares

Pesquisa aponta a sensação de insegurança da população brasileira
Pesquisa aponta a sensação de insegurança da população brasileira
Agência Brasil

Quarenta por cento dos brasileiros acreditam que têm chance média ou alta de serem roubados na rua. O dado é do IBGE, divulgado nesta quarta-feira (7), durante uma apuração inédita sobre Sensação de Insegurança e Furtos e Roubos, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2021.

Ainda de acordo com o IBGE, 38,1% também afirmaram que têm medo de roubos no transporte público e 37,1% temem ter carros, motos e bicicletas roubados.

A sensação de insegurança ocorre diante do cenário de constantes roubos em algumas localidades do país. Segundo PNAD, pelo menos 1,5 milhão de pessoas foram roubadas no Brasil, no ano passado.

A dona de casa Marcela Wendy mora na Zona Oeste do Rio e diz que adotou medidas no dia a dia por conta do medo de ser assaltada.

A pesquisa revelou que, desses casos, 112 mil foram vítimas de roubo de carro, 97 mil de moto e 48 mil de bicicleta. Nesses crimes, há uso de violência ou ameaça à vítima, com ou sem presença de arma.

Quando se trata de furto, quando não há violência ou ameaça, o número de vítimas é até maior, segundo a pesquisa. São, pelo menos, 2,9 milhões de vítimas. No entanto, a especialista do IBGE Alessandra Scalioni conta que as pessoas acabam procurando mais a polícia para registrar os crimes quando o bem tem um valor mais alto.

A PNAD Contínua ainda destaca que a região do país em que mais houve registro de roubos foi a Sudeste, com 574 mil casos, seguida do Nordeste com 519 mil, Norte com 182 mil, Sul com 99 mil e Centro-Oeste com 91 mil.

Tópicos relacionados