BandNews FM Rio de Janeiro

Alckmin afirma que governo está comprometido com arcabouço fiscal

Presidente em exercício reforçou compromisso com equilíbrio fiscal

Por João Boueri

Alckmin afirma que governo está comprometido com arcabouço fiscal
Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, disse que o Governo Federal está comprometido com o arcabouço fiscal. O também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços cumpriu agenda na manhã desta quinta-feira (13)  no Fórum de Investimentos Prioridade 2024 do Instituto da Iniciativa de Investimentos Futuros (FII Institute). O evento foi realizado em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.  

Durante conversa com chefes de estado, investidores árabes e líderes empresariais, o presidente em exercício, assim como Lula na quarta-feira (12), citou dados da economia do país, como a queda da inflação e do desemprego.

Segundo o arcabouço fiscal aprovado em 2023, as despesas da União só podem crescer a cada ano em um percentual abaixo das receitas.

O ministro também defendeu a parceria com a Arábia Saudita para gerar emprego, renda e vida digna no país. No primeiro dia do evento no Rio de Janeiro, o presidente Lula já havia acenado mais uma vez aos empresários e disse que espera a criação de um fundo bilateral entre os dois países.  

Até 2030, a expectativa é a de que as transações comerciais entre os dois países alcancem o valor US$ 20 bilhões.  

A participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na parte da tarde desta quinta-feira (13) foi cancelada.  

Assim como aconteceu no primeiro dia de evento, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também participou de uma sessão na parte da manhã e falou sobre a economia da capital fluminense.

Após participar da sessão de abertura, o presidente embarcou na tarde de quarta-feira (12) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio, com destino à Suíça. Nesta quinta-feira (13), Lula participa de uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.

No Rio de Janeiro, o político também cumpriu agenda na cerimônia de premiação dos vencedores da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática, na terça-feira (11).

Segundo os organizadores do Fórum de Investimentos Prioridade, a cidade do Rio foi escolhida por ser receber a Cúpula do G20, em novembro, e pelo crescimento de startups colocando o município como um novo centro de inovação e investimento.  

Essa é a quarta edição do Fórum de Investimentos Prioridade. Em 2023, ele foi realizado em Miami, nos Estados Unidos, e em Hong Kong, na China. Em fevereiro deste ano, a cidade de Miami foi novamente sede do evento, que é financiado com recursos do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais