Casos de rinovírus entre crianças aumentam em oito estados; saiba quais

O alerta faz parte da nova edição do Boletim Infogripe, divulgado nesta quarta-feira (23), pela Fundação Oswaldo Cruz

Por Gustavo Sleman

Casos de rinovírus entre crianças aumentam em oito estados; saiba quais
Imagem ilustrativa do vírus
Banco de imagens

Os casos de rinovírus entre as crianças seguem em alta em oito estados. O alerta faz parte da nova edição do Boletim Infogripe, divulgado nesta quarta-feira (23), pela Fundação Oswaldo Cruz. O vírus é um dos principais causadores do resfriado comum e é capaz de desenvolver quadros infecciosos mais graves no público infantil.

De acordo com a pesquisa, o crescimento foi detectado entre crianças de 2 a 14 anos, principalmente na Bahia, no Espírito Santo, no Paraná, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, no Rio Grande do Norte, em Santa Catarina e em São Paulo. Os dados são referentes à semana dos dias 13 e 19 de agosto.

Em relação aos casos gerais de Síndrome Respiratória Aguda Grave, o estudo revelou sinal de queda na tendência de longo prazo, mas de aumento na de curto prazo, que corresponde às últimas três semanas.

Apesar de uma situação de relativa estabilidade, o coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes, reforçou a importância da vacinação e de medidas de prevenção.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, 25,1% dos casos de síndromes respiratórias foram de Covid-19, 20,4%  de vírus sincicial respiratório e 3,8% de influenza A. O coronavírus foi responsável por 54% das mortes, enquanto vírus sincicial causou 10,3 % dos óbitos.

Mais notícias

Carregar mais