A manutenção preventiva anual realizada pela Cedae vai paralisar os dois principais sistemas de abastecimento de água do Rio. A ação acontece no dia 10 de novembro, na Estação de Tratamento do Laranjal, e no dia 17 de novembro, na estação do Guandu.
Segundo a companhia, mais de 600 funcionários participam das vistorias de estruturas e equipamentos, que visam garantir o abastecimento contínuo no verão.
As ações vão ser realizadas das 6h à meia-noite na Estação do Laranjal e das 4h às 20h na Estação do Guandu.
De acordo com a Cedae, ainda não é possível dizer quais regiões e bairros serão afetados pela manutenção e nem se haverá desabastecimento. Na próxima semana, comunicados sobre as duas operações serão divulgados. Já a Águas do Rio diz que divulgará, em breve, a lista de possíveis bairros afetados na Região Metropolitana.
Além das atividades de reparo anuais, obras de melhoria operacional estão em andamento nas duas estações, com investimentos totais de R$ 800 milhões. De acordo com a Cedae, o pacote de obras inclui reformas das instalações, aquisição de novos equipamentos e a modernização de filtros e do sistema de monitoramento para aumentar a segurança operacional das duas estações.