Manutenção anual do Sistema Guandu é adiada por onda de calor no Rio

A decisão foi aprovada pelo Conselho do Sistema de Fornecimento de Água da Agenersa

Por João Videira (sob supervisão)Jeane Moraes (sob supervisão)

Manutenção anual do Sistema Guandu é adiada por onda de calor no Rio
A Cedae recomenda que a água seja reservada pelos moradores, além da redução do consumo
Leonardo Ripamonti/Cedae

Devido a onda de calor que atinge a Região Metropolitana do Rio, a manutenção anual do Sistema Guandu foi adiada para a quinta-feira da próxima semana (23), período em que a meteorologia aponta redução de temperatura.  

A decisão foi aprovada pelo Conselho do Sistema de Fornecimento de Água da Agenersa, durante reunião realizada nesta segunda-feira (13).  

Segundo a Cedae, a manutenção preventiva, anteriormente prevista para quinta-feira desta semana (16), poderia impactar a vida de mais de 10 milhões de pessoas na Baixada e na capital fluminense com falta de água por até 24 horas.  

Segundo o diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, Daniel Okumura, a companhia, junto com a Agenersa, priorizou a produção contínua de água para a população, já que o Rio bateu sensação térmica acima dos 50 graus nesta semana.

“Durante essa semana, do início dela até o final, entrou uma forte onda de calor na Região Metropolitana do Rio, que faz com que prejudique o abastecimento da população. Então de forma a garantir que o mínimo de pessoas sejam prejudicadas ao longo da paralisação do Guandu, a Cedae optou por adiar essa paralisação e fazê-la na semana que vem, quando no final de semana, estaremos entrando numa frente fria, segundo a meteorologia, e dessa forma, diminuindo os impactos de uma paralisação no sistema.”

A manutenção vai mobilizar mais de 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento.  

O diretor Daniel Okumura ressaltou ainda a importância do serviço para o verão.

“É importante destacar que a parada anual do Guandu é um evento muito importante para garantir que a Estação opere de forma plena durante o verão, que é quando as temperaturas atingem seus valores maiores do ano, e que a demanda por água é crescente.”

Após a retomada da produção integral de água tratada, o fornecimento deve ser normalizado em cada região gradativamente.  

A recomendação é que a população reserve água para o período, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.  

Mais notícias

Carregar mais