A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção na tarde desta sexta-feira (10), o terceiro nível em uma escala de cinco. Devido aos registros de forte chuva acima de 10mm em 15 minutos em pelo menos duas estações de monitoramento: Estrada Grajaú/Jacarepaguá e Grajaú, na Zona Norte. A alteração aconteceu por volta de 18h.
Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva permanecem atuando em diversos pontos da cidade. Os núcleos mais intensos atuam sobre a Zona Norte, Tijuca e Barra-Jacarepaguá ocasionando chuva forte a muito forte nas proximidades.
Em Petrópolis, na Região Serrana, a Defesa Civil acionou sirenes por causa do aviso de risco de inundação da rua Coronel Veiga, no Centro. A via chegou a ser interditada devido a possíveis inundações do Rio Quitandinha.
A cidade imperial é uma das quatro cidades listadas na categoria 'Alerto Máximo' do Alerta de Cheias do Inea, que monitora chuvas intensas e de inundações. Santo Antônio de Pádua, Italva e Bom Jesus do Itabapoana também aparecem no mesmo nível.
Já Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi listada em 'Alerta'. De acordo com a Defesa Civil, o município registrou mais dez ocorrências devido à chuva. Outras cidades da região, como Nilópolis e São João de Meriti, também registraram temporal.