O governador do Rio Cláudio Castro garante que o serviço das barcas não vai ser descontinuado. A declaração foi dada nesta quinta-feira (9) após o político participar de um almoço promovido pelo Grupo de Líderes Empresarias do Rio, no Hotel Fairmont, em Copacabana, na Zona Sul.
O atual contrato do Estado com a Barcas/SA, que vendeu em 2012 80% do capital para o grupo CCR, expira no próximo sábado (11). Um acordo que promove a prorrogação da concessão por 12 meses precisa ser homologado pela Justiça, o que ainda não ocorreu.
Há cerca de 8 anos, a CCR demonstra interesse em deixar o serviço. Com o novo acordo, a operadora deve receber o valor devido pelo Governo do Rio. O débito pode chegar a aproximadamente R$ 1 bilhão e 200 mil. A dívida será paga com desconto de 40% do cálculo inicialmente apresentado pela empresa.
Em fevereiro, também está previsto o fim da concessão da Concer em relação ao trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro. O contrato vai até o próximo dia 15.
Durante agenda nesta quinta (9), Cláudio Castro afirmou que está propondo ao governo federal a estadualização de rodovias, como a BR-040, para posteriormente realizar nova concessão.
Em nota, a Concer informou que o contrato de concessão ainda se encontra desequilibrado. Ainda segundo a empresa, o ajuste pode ocorrer sob a forma de prorrogação da concessão ou indenização à companhia.