Seis mesas de debate estão previstas para esta quinta-feira (10) no programa principal da Festa Literária Internacional de Paraty.
Às 10h, dois escritores brasileiros vão discutir cidades e periferias. Bruna Mitrano e José Falero são cronistas modernos e vão falar sobre as cidades e seus muros.
Às 12h, a escritora Franco camaronesa Leonora Miano e a vencedora do jabuti Eliana Alves Cruz participam de um debate sobre racismo e posição da mulher na sociedade.
Às 15h, o tema é filosofia com as escritoras Ilaria Gaspari e Marcela Dantés.
Jà às 17h, a América Latina toma conta das discussões com um debate entre o escritor de Cuiabá Joca Reiners Terron e o colombiano Juan Cárdenas.
Às 19h, haverá uma mesa sobre inteligência artificial e escolhas de consumo com o cientista político belga Mark Coeckelbergh e o poeta americano Danny Caine.
A última mesa do dia está marcada para às 21h, com o autor americano Robert Jones Jr e o sociólogo Evandro Cruz Silva que devem falar sobre racismo e herança violenta.
Flip começou nesta quarta-feira
A 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty começou nesta quarta-feira (9) e vai até o dia 13 de outubro. A mesa de abertura da Flip foi mediada pelo historiador Luiz Antônio Simas, que vai falar sobre o homenageado do evento, o escritor, jornalista e dramaturgo Paulo Barreto (1881-1921), que usava como pseudônimo literário João do Rio.
Considerado um repórter diferente, João do Rio narrava o cotidiano da cidade unindo a reportagem e a literatura. Foi um dos escritores mais importantes do início do século XX. Também foi o primeiro repórter a subir o morro para ouvir as pessoas mais pobres.
Ainda há ingressos disponíveis para as mesas de debate da Flip. Os ingressos variam de R$39 a R$130 e podem ser adquiridos no site.