Uma estátua de bronze da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, teve o braço cortado e levado por criminosos. O monumento fazia parte da escultura em homenagem ao senador Pinheiro Machado.
Segundo testemunhas, usuários de drogas teriam tentando furtar a estátua, mas só conseguiram cortar o braço. O resto do monumento ficou totalmente danificado e jogado ao chão. Os suspeitos fugiram.
Agentes da Guarda Municipal do Rio e da secretaria de conservação foram ao local para retirar o que sobrou da estátua.
Moradores e comerciantes reclamam do abandono da Praça Nossa Senhora da Paz e afirmam que episódios vandalismo são comuns.
Moradores ainda reclamam da demora para reposição de peças vandalizadas.
Questionada, a Secretaria Municipal de Conservação afirmou o reparo de uma estátua pode levar de seis meses a um ano para ser realizado.
Segundo a pasta, como são obras de arte, é preciso buscar o artista que consiga realizar a reprodução com estilo da época, o material correto e muitas vezes alguns tipos de fundição não existem mais na cidade do Rio de Janeiro
A Polícia Militar também procurada e disse que não foi acionada para o episódio desta quarta-feira (28), mas que está trabalhando com a delegacia do Leblon para localizar e prender os criminosos envolvidos.