Notícias

Defesa Civil instala novos sensores de movimento em Petrópolis

Essa ação é uma das medidas de prevenção para os dias de chuva forte no município

Amanda Oliveira

Petrópolis foi destruída pelas chuvas em fevereiro
Petrópolis foi destruída pelas chuvas em fevereiro
Fernando Frazão/Agência Brasil

A Defesa Civil de Petrópolis instalou mais dois sensores de movimento de rocha na rua 24 de Maio, que fica no Alto da Serra.

Esse trabalho de monitoramento das pedras tem o objetivo de ampliar a vigilância da área para identificar qualquer oscilação ou vibração das rochas. A 24 de maio passa a ter três sensores, dois instalados agora em duas rochas e outro que já existia, desde o dia 17 de março e foi atualizado. Ele serviu como teste para o funcionamento do sistema e emitiu alertas de segurança durante a chuva do dia 20 do mês passado, que deixou sete mortos.

Além disso, esses aparelhos podem captar o deslizamento de terra no entorno, de acordo com a Defesa Civil.

A transmissão dos dados coletados é emitida para a central de comando por meio de sinal de rádio, dispara alertas e informa quantos graus de movimentação ocorreram a qualquer deslocamento das pedras.

Essa ação é uma das medidas de prevenção para os dias de chuva forte no município, já que a rua 24 de maio foi uma das diversas ruas que registrou deslizamentos na tragédia de fevereiro na cidade da Região Serrana que deixou 234 mortos.

Tópicos relacionados