BandNews FM Rio de Janeiro

Defesa Civil instala novos sensores de movimento em Petrópolis

Essa ação é uma das medidas de prevenção para os dias de chuva forte no município

Amanda Oliveira

Petrópolis foi destruída pelas chuvas em fevereiro Fernando Frazão/Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil

A Defesa Civil de Petrópolis instalou mais dois sensores de movimento de rocha na rua 24 de Maio, que fica no Alto da Serra.

Esse trabalho de monitoramento das pedras tem o objetivo de ampliar a vigilância da área para identificar qualquer oscilação ou vibração das rochas. A 24 de maio passa a ter três sensores, dois instalados agora em duas rochas e outro que já existia, desde o dia 17 de março e foi atualizado. Ele serviu como teste para o funcionamento do sistema e emitiu alertas de segurança durante a chuva do dia 20 do mês passado, que deixou sete mortos.

Além disso, esses aparelhos podem captar o deslizamento de terra no entorno, de acordo com a Defesa Civil.

A transmissão dos dados coletados é emitida para a central de comando por meio de sinal de rádio, dispara alertas e informa quantos graus de movimentação ocorreram a qualquer deslocamento das pedras.

Essa ação é uma das medidas de prevenção para os dias de chuva forte no município, já que a rua 24 de maio foi uma das diversas ruas que registrou deslizamentos na tragédia de fevereiro na cidade da Região Serrana que deixou 234 mortos.

Mais notícias

Carregar mais