Vinte motocicletas que circulavam sem placa foram rebocadas e 91 infrações aplicadas no primeiro dia da força-tarefa do Detran, polícias Civil e Militar e Detro contra esse tipo de infração. Noventa e quatro abordagens foram realizadas. Além disso, 26 motos tiveram que ser encaminhadas ao posto de vistoria por irregularidades que deverão ser resolvidas em 30 dias.
A fiscalização será diária em quatro pontos da cidade do Rio de Janeiro. O primeiro ponto foi montado na Avenida das Américas, esquina com a Rua César Lattes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, das 6 às 10 horas. As ações serão realizadas por tempo indeterminado.
As motos que forem flagradas com irregularidades serão multadas e poderão ser rebocadas para os pátios de Engenho da Rainha, na Zona Norte, e Vargem Grande, na Zona Oeste.
O Detro também vai atuar para coibir o transporte clandestino. Os policiais militares com as câmeras portáteis instaladas nos uniformes vão fazer revistas à procura de armas e drogas. A Polícia Civil tenta identificar motoristas com mandado de prisão em aberto.
No dia 28 de junho, a Secretaria de Ordem Pública apreendeu 90 motos irregulares por problemas como falta de placa, licenciamento vencido ou motorista sem carteira de habilitação.
O porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Ivan Blaz, disse que a ação também visa reduzir o número de roubos que são praticados por condutores em motocicletas.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes