Notícias

Diretor do Departamento de Gestão Hospitalar no Rio é demitido

Saída de Alexandre Telles acontece em meio a falta de insumos e interrupção de cirurgias

Por João Videira (sob supervisão)Myllena Vianna

Alexandre Telles
Alexandre Telles
Divulgação / Governo Federal

O Ministério da Saúde decide demitir o diretor do Departamento de Gestão Hospital no Rio de Janeiro, Alexandre Telles. A decisão deve sair no Diário Oficial da União nos próximos dias. A informação foi confirmada por fontes à BandNews FM.  

A demissão acontece em meio a uma intervenção na gestão das unidades de saúde no estado através de um comitê. O grupo foi formado, após denúncias de precariedade nos serviços prestados nos hospitais federais no Rio. A reportagem da BandNews FM mostrou que a falta de insumos em três das unidades causou a interrupção de cirurgias.

O atual secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, será responsável por implementar, com poder de gestão, as mudanças estruturais.

O comitê vai ficar responsável por coordenar as ações para o funcionamento adequado das unidades e o atendimento de qualidade para a população. A medida vale por 30 dias, que podem ser prorrogados. O comitê ainda terá representantes do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), além de assessorias, coordenações e secretarias do Ministério da Saúde.

A aquisição de insumos básicos passa a ser feita junto ao Departamento de Logística do Ministério diretamente pelas diretorias dos hospitais.

Para o secretário de Saúde do Município do Rio, Daniel Soranz, a terceirização de recursos era prejudicial.

Na última quarta-feira (13), o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, assinou um edital para a contratação de até 479 médicos para atender o que chamou de "necessidade temporária" de atuação nos hospitais federais do Rio.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que a pasta centralizou os processos de aquisição dos medicamentos e insumos e de contratação de obras de todos os hospitais federais e destacou algumas ações para a reconstrução e fortalecimento dos hospitais.

Tópicos relacionados