Eduardo Paes diz que nova frota do BRT vai resolver problemas do sistema

Prefeito apresentou o primeiro novo articulado nesta terça-feira (27); até março, a Prefeitura vai receber 291 ônibus

Por Gabriela Morgado

Eduardo Paes diz que nova frota do BRT vai resolver problemas do sistema Divulgação/Prefeitura do Rio
Eduardo Paes diz que nova frota do BRT vai resolver problemas do sistema
Divulgação/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio afirma que a mudança da frota do BRT por ônibus novos vai resolver os problemas do sistema. Eduardo Paes apresentou o primeiro novo articulado nesta terça-feira (27).  

Até março, a Prefeitura vai receber 291 ônibus. Em outubro, uma nova licitação deve ser aberta para a aquisição de mais 270. As compras devem somar quase R$ 1,5 bilhão.  

Segundo Paes, o BRT vai voltar a ter a qualidade do início da operação.

Em dezembro, 40 ônibus novos vão passar a circular no corredor transolímpico. Em fevereiro do ano que vem, vai ser a vez do BRT Transcarioca ganhar aproximadamente 110 coletivos.  

A mudança de frota na Transoeste só deve acontecer no segundo semestre de 2023. Os veículos também vão ser usados em uma nova calha na Transbrasil, sem data para ser inaugurada.

Enquanto isso, os passageiros continuam enfrentando velhos e conhecidos problemas.  

Os novos ônibus são prata e amarelo e têm capacidade para 181 passageiros, contando com uma maior acessibilidade. Os veículos têm uma cabine para proteção do motorista e uma tecnologia que impede que o veículo ande com as portas abertas.  

A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, pede que a população cuide dos ônibus.

Segundo Eduardo Paes, até o fim desse ano, será iniciado o processo de concessão para a nova administração do sistema. No entanto, a Prefeitura vai continuar responsável pelo BRT até que toda a frota nova seja colocada em operação e que todas as obras do sistema sejam concluídas.

Mais notícias

Carregar mais