O prefeito do Rio afirma que o cenário crítico do mapa da fome no Brasil não se deve à pandemia mas sim a um aumento da desigualdade no país. Eduardo Paes disse que atualmente a fome atinge milhões de brasileiros e ocorre por causa da falta de prioridade pra atender a população mais carente.
A declaração foi dada durante 8º Fórum Global do Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão, que é realizado pela primeira vez na América Latina. O evento ocorre na Cidades das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e tem o desafio de discutir a insegurança alimentar urbana. Segundo a ONU, somente em 2021, 193 milhões de pessoas experimentaram algum nível de segurança alimentar no mundo.
Representantes de 162 cidades do mundo todo como Paris, Copenhagen, Chicago e Washington vão discutir estratégias para políticas públicas e sistemas alimentares.
O fórum, que é um acordo internacional de prefeitos, também vai anunciar os vencedores do Prêmio Pacto de Milão 2022 e os esforços feitos pelas cidades para alcançar as recomendações do pacto.
A última edição foi no passado em em Barcelona.