Quem precisa solicitar a segunda via da fatura on-line da conta de energia da concessionária Enel, que atende diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, reclama que a emissão é cobrada na fatura seguinte no valor de R$ 3,58.
Um ouvinte da BandNews FM, que teve a identidade preservada, tem uma casa na cidade de Iguaba Grande, no interior fluminense. Ele relata que ligou três vezes para o canal de atendimento da empresa e foi informado pelos atendentes que a cobrança seria realizada. O problema é que ele só teve que tirar a segunda via porque a fatura não chegou por email.
É um verdadeiro absurdo. Pagar para emitir uma segunda via on-line que eu vou receber por e-mail? Como pode ser uma política de uma empresa séria? Qual é a justificativa? Não tem gasto nenhum. A gente já paga todos os impostos, questiona ele
De acordo com resolução normativa da Aneel, que compila as regras de prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica, a cobrança da segunda via é permitida, exceto se a solicitação for pelo autoatendimento do consumidor, pelos aplicativos e pelo atendimento telefônico automatizado, dentre outros. A BandNews FM questionou a Agência se a cobrança é permitida em casos em que a solicitação é realizada em contato direto com o atendente por telefone, mas a Aneel ainda não retornou.
Em nota, a Enel disse que o pedido de segunda via de conta de luz realizado por canais digitais como o aplicativo da Enel, website ou autoatendimento é gratuito. Questionada sobre pedidos com contato direto com atendente, a concessionária disse que a cobrança é realizada com base em regulação para clientes de baixa tensão.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes