Após descumprir as regras para a realização de um evento no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, os organizadores podem receber sanções da Prefeitura. O Grupo Soma foi o responsável pelo evento de moda SOMA Meeting Inverno 2025, na Rua Sara Vilela, nesta quinta (26) e sexta-feira (27). No entanto, os moradores denunciaram alguns problemas, como o som alto, o trânsito e o risco de incêndio por causa de geradores colocados na rua, perto da Floresta da Tijuca.
Além disso, segundo a Subprefeitura da Zona Sul, a autorização dada pelo Município permitia que o evento fosse realizado apenas no espaço privado, dentro de uma casa na Rua Sara Vilela.
O presidente da Associação de moradores Alto JB, Bruno Stern, ressalta que a região é totalmente residencial e costuma ser tranquila.
A Subprefeitura da Zona Sul disse que entrou em contato com os organizadores para que retirassem os geradores da rua. No entanto, eles responderam que os equipamentos eram muito grandes e que não conseguiram colocá-los dentro da casa.
Uma equipe foi até o local junto com subprefeito para uma reunião de mediação com os moradores e o grupo. Após reconhecer o erro e entrar em consenso com quem vive na região, os organizadores foram autorizados a manter o evento.
A Subprefeitura ressaltou que não tem poder para aplicar sanções e que a Coordenadoria de Eventos da Prefeitura vai analisar o caso, que é passível de multas.
A Prefeitura foi procurada, mas ainda não respondeu.
Em nota durante a manhã desta sexta (27), o Grupo Soma disse que o evento ocorreu em conformidade com todas as autorizações legais e regulamentações vigentes. Questionado novamente sobre possível descumprimento de regras e futuras sanções, o grupo não respondeu.