Golpe do seguro: quadrilha atrai interessados em forjar roubo do próprio veículo

Policial suspeito de envolvimento registrava quatro em casa dez ocorrências de roubo

Ádison Ramos

Golpe do seguro: quadrilha atrai interessados em forjar roubo do próprio veículo
Fachada da Polícia Civil
Tomaz Silva

O policial civil preso por suspeita de participar de um grupo que praticava golpe do seguro de veiculos foi responsável por registrar quatro em cada dez ocorrências de roubos de carros na delegacia de Piedade, em 2023. A quadrilha atraía pessoas com dificuldades financeiras interessadas em forjar o roubo de seus veículos, para conseguir o valor do seguro.

O agente trabalhava em esquema de plantão, ficava de serviço um dia e folgava três. Mesmo assim, segundo o Ministério Público, ele fez mais da metade dos registros desse tipo de crime entre outubro e dezembro do ano passado.

O policial, que não teve o nome divulgado, chegou a inserir informações no sistema até mesmo durante as férias. O policial estava na corporação desde 2002 e foi preso na manhã desta quinta-feira (1), pouco antes de deixar o plantão.  

O delegado Pedro Casaes explica que os dados podem ser falsos e que a fraude pode ter influenciado até mesmo na política de segurança.

O policial não agia sozinho. De acordo com o Ministério Público, um ex-funcionário de uma empresa, que administrava o pátio da delegacia de roubos e furtos e automóveis era o responsável por convencer pessoas com dificuldades financeiras participar do golpe. Ele também foi preso.

O homem também não teve a identidade revelada. O golpista se passava por perito da polícia civil. Ele marcava a entrega dos veículos na Cidade da Polícia. Segundo a promotora do Ministério Público, Laura Minc, o policial e o falso perito tinham uma relação de amizade.

A documentação e as placas dos carros eram adulteradas e em seguida, os veiculos eram vendidos. A Polícia Civil também cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra uma empresário do Sul do Estado, suspeito de envolvimento no esquema.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais