Itamaraty: acordo do Mercosul com Singapura deve sair no Rio

Museu do Amanhã, na Região Central do Rio, recebe na próxima semana, entre os dias 6 e 7, a cúpula dos países do Mercosul

Por João Videira (sob supervisão)

Itamaraty: acordo do Mercosul com Singapura deve sair no Rio
Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia fazem parte do Mercosul
Reprodução

O Museu do Amanhã, na Região Central do Rio, recebe na próxima semana, entre os dias 6 e 7, a cúpula dos países do Mercosul. Na ocasião, deve ser anunciado um acordo de livre comércio entre o bloco e Singapura.

A possibilidade de consolidação do tratado ocorre após uma lacuna de 12 anos que o bloco não fecha acordo com um país extra regional.  

Segundo o Itamaraty, a negociação que se arrasta desde o ano de 2018 está praticamente costurada, em fase final. No texto introdutório, as partes dizem que pretendem avançar em questões de crescimento e desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas.  

União Europeia

Na quinta-feira (30), o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, Mauricio Carvalho Lyrio, afirmou que houve "avanços significativos" no acordo entre o bloco e a União Europeia.  

O governo tem concentrado esforços para a aprovação da parceria com o bloco europeu antes que Alberto Fernández deixe o comando da Argentina. O encontro no Rio deve ser o último compromisso internacional do atual mandatário da Argentina, que deixa a presidência no dia 10, quando Javier Milei deve tomar posse.  

Milei já se declarou contrário às propostas do bloco, no entanto, sua futura ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, tem feito acenos ao Mercosul. Em uma rede social, Mondino compartilhou que o bloco está "muito próximo" de fechar um acordo com a União Europeia.  

Mais notícias

Carregar mais