Um levantamento feito pela rede de laboratórios Dasa aponta taxa de positividade de 28% para Covid-19 no Brasil, em testes realizados em mais de 900 unidades da rede.
A média semanal de resultados positivos teve um aumento de 4 pontos porcentuais. Passou de 24% na semana de 9 a 15 de maio, para 28% na semana dos dias 16 a 22 de maio.
O aumento chega a 8 pontos porcentuais na comparação com a média da semana de 2 a 8 de maio, quando a taxa foi de 20%.
Em um recorte do Rio de Janeiro, o índice apresentou um aumento de 3 pontos porcentuais nessas últimas duas semanas, subindo de 21% para 25% de positividade para Covid.
O estudante Gabriel Meirelles, de 22 anos, contraiu a Covid-19 pela primeira vez, após dois anos de pandemia. Ele, que tem o esquema vacinal completo contra a Covid e a Influenza, acha que pegou o vírus de colegas próximos.
De acordo com a gerente médica do Laboratório Sergio Franco, Paula Bruna Araujo, é preciso ficar atento às quedas das temperaturas na transição do outono para o inverno e concluir o esquema vacinal não apenas contra a Covid-19, mas também contra a gripe.
A média de volume de testes realizados em todas as unidades do Brasil apresentou aumento de 18%, comparando as semanas de 9 a 15 de maio e 16 a 22 de maio. No Rio, esse crescimento foi de 21,2%.
*Estagiária sob supervisão de Pedro Dobal