A licitação da concessão do Parque Catacumba, na Lagoa, Zona Sul do Rio, deve ser realizada no dia 30 de novembro. Nesta segunda-feira (31), a Prefeitura publicou o edital, que prevê investimento mínimo de R$ 2,5 milhões pela empresa vencedora.
O dinheiro deverá ser utilizado em melhorias no espaço. A escolha da responsável pela gestão do parque por 25 anos vai se dar pelo maior valor oferecido ao município. O lance mínimo é de R$ 350 mil.
De acordo com o edital de concessão, o acesso ao parque vai continuar de forma gratuita. No entanto, o documento autoriza a cobrança de valores pelo uso de equipamentos de turismo e aventura, como tirolesa, arvorismo, escalada e trilhas. Além disso, a concessionária poderá cobrar pelo estacionamento e instalar lanchonetes, restaurantes e quiosques.
O edital também prevê a instalação de novos mobiliários e manutenção da exposição de obras de arte ao ar livre. Além disso, os equipamentos de turismo e aventura serão reformados.
Em 2020, o Parque da Catacumba, na Lagoa reabriu após passar por revitalização geral. Na ocasião, pelo menos 32 esculturas foram recuperadas, bancos instalados e jardins reformados, além da inauguração de um parque infantil e uma academia para a terceira idade.
Segundo a Prefeitura, outros parques da cidade devem ser revitalizados via concessão.