Notícias

Luiz Inácio Lula da Silva participa de evento no Rio de Janeiro

Candidato a presidência pede que todas as pessoas votem no domingo (2), mesmo aquelas que não são obrigadas

Por Gabriela Morgado

Em evento no Rio de Janeiro, o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva pede que todas as pessoas votem no domingo (2), mesmo aquelas que não são obrigadas. Ele afirmou que o ato faz parte dos deveres cívicos dos brasileiros.  

Lula disse ainda que oito países da Europa já querem ligar para o Brasil na segunda-feira (3), em caso de uma vitória no primeiro turno, para estabelecer uma nova relação, e que recebe telefonemas estrangeiros de interessados em acompanhar o processo eleitoral. Lula criticou o presidente Jair Bolsonaro e disse que provocações a Argentina são "burrice".  

Lula também disse que acredita que Bolsonaro pode dificultar a transição de Governo.  

O evento nesta sexta-feira (30) teve participação do candidato ao governo do Rio Marcelo Freixo, do PSB, e do candidato ao Senado André Ceciliano, do PT. Lula pediu apoio aos políticos e disse que, caso Freixo vença o pleito, vai se encontrar com ele no Rio na semana seguinte para estabelecer acordos e desenvolver projetos de investimento.

A candidata à reeleição como deputada federal Benedita da Silva e o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ambos do PT, e a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, também estavam presentes.))  

No evento, Lula também falou sobre a possibilidade de governar com um Congresso de minoria aliada e com o Centrão. O ex-presidente afirmou que, caso ganhe a eleição, vai conversar com todos os deputados e que é preciso negociar.  

O candidato também chamou de estupidez a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o desejo de privatizar áreas de praias no país. Segundo Lula, a orla é o "único bem público que dá ao pobre a aparência de rico". 

Tópicos relacionados