BandNews FM Rio de Janeiro

Mais de 25 milhões de brasileiros trabalham por conta própria, aponta IBGE

O número está na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quarta-feira

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

Mais de 25 milhões de brasileiros trabalham por conta própria, aponta IBGE
Informalidade do trabalho doméstico aumentou com a pandemia
Reprodução/Agência Senado/Anderson Vieira

Mais de 25 milhões de brasileiros trabalhavam por conta própria no trimestre encerrado em junho deste ano, segundo o IBGE. O número está na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quarta-feira (31).

De acordo com o instituto, o número de pessoas trabalhando por conta própria permaneceu estável na comparação com o trimestre anterior e, também, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Ao longo dos últimos anos, muitos brasileiros migraram de empregos com carteira de trabalho para empreender por conta própria.

A terapeuta capilar Marília Gabriela trabalhava como publicitária. Ela deixou o emprego para cuidar do filho e viu no setor de beleza e cosméticos um caminho para seguir por conta própria.

Hoje, mais de dez anos depois da decisão, ela tem um salão de beleza e está desenvolvendo a linha própria de cosméticos. Em conversa com a BandNews FM, Marília disse que não pretende voltar a trabalhar com carteira assinada. Ela conta como foi a mudança de carreira:

((SONORA: "Era CLT e saí para cuidar do meu filho. Comecei a trabalhar por conta própria e percebi: 'Bom, acho que eu tô vendo oportunidade nisso aqui'. Eu posso trabalhar em casa, vou cuidar do meu filho em casa também. E aí foi quando eu comecei a trabalhar com uma empresa norte-americana. E depois disso, eu não parei mais. Eu comecei a fazer os cursos, pós-graduações, essas coisas. E eu entrei nesse ramo e estou até hoje. Desenvolvi minha própria linha de cosméticos, hoje são cinco produtos. Estou desenvolvendo outras (linhas de cosméticos) e estou terminando a graduação em farmácia."))

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais