Marinha prorroga por mais um dia aviso de ressaca no país

O aviso vale, inclusive, para o litoral da cidade do Rio de Janeiro, que foi afetado pelas fortes ondas deste fim de semana

Por Mariana Albuquerque

Marinha prorroga por mais um dia aviso de ressaca no país
Orla do Rio de Janeiro
Mariana Albuquerque

A Marinha prorrogou por mais um dia o Aviso de Ressaca para o litoral brasileiro, com possibilidade de ondas de até três metros. O alerta vale a cidade do Rio, que foi afetada pelo fenômeno no fim de semana. O aviso se estende até 9h de terça-feira (09).  

No Leblon, na Zona Sul do Rio, pelo menos dois quiosques ficaram fechados no domingo (02) e na segunda-feira (03) para limpeza da areia e da água que tomaram conta também da Avenida Delfim Moreira. Apesar do prejuízo, o operador do quiosque Pato, Ueslei Silva, espera que possa abrir o estabelecimento já nesta segunda..

Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, a água tomou conta de ruas do bairro Monte Alto. Moradores precisaram sair de casa. O ouvinte da BandNews FM Nelson Cordeiro disse que a população pede ajuda à Prefeitura para minimizar os impactos...

Na Praia de Itaipuaçu, em Maricá, Região Metropolitana, um jovem de 19 anos precisou ser resgatado com o auxílio de um helicóptero depois de ser levado pelo mar. Na Barra de Maricá, um trecho da orla entre as ruas 9 e 13 foi interditado por que o mar chegou à pista.  

Na Praia de Itacoatiara, em Niterói, na mesma região, um vídeo mostra o momento em que as pessoas aproveitam a água que cai, com em uma cachoeira. No entanto, em seguida, o local começa a encher e os banhistas saem correndo.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Major Fábio Contreiras, aconselhou que as pessoas a não fiquem em mirantes ou próximas ao mar nesse período...

A Praia de Copacabana, na Zona Sul, foi o local em que mais banhistas precisaram ser resgatados: 171 pessoas no fim de semana.  Angra dos Reis, na Costa Verde, veio em seguida, com 23 registros. Por fim, Cabo Frio, na Região dos Lagos, teve sete banhistas retirados da água com auxílio dos Bombeiros.

Alguns cuidados a serem tomados, de acordo com a Marinha do Brasil:

Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;

Evitar a prática de esportes no mar;

Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;

Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;

Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;

Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;

Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Mais notícias

Carregar mais