Moradores da Barra da Tijuca denunciam aumento de roubos e furtos na região

De acordo com os moradores, os assaltos são comuns, inclusive em pontos de ônibus dos condomínios

Gabriela Morgado

Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, na Barra da Tijuca, coleciona reclamações Google Maps
Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, na Barra da Tijuca, coleciona reclamações
Google Maps

Moradores da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, denunciam a falta de segurança em uma região de condomínios, na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso. Um vídeo de um assalto que circula nas redes sociais traduz o sentimento de medo.

Por volta de 13h30 do domingo passado (8), Dia das Mães, duas mulheres caminhavam com um cachorro, às margens do Canal de Marapendi. Dois homens em uma moto aparecem. Um deles desce do veículo, rouba as mulheres e volta à moto. A dupla foge na mesma direção, e uma das vítimas fica desesperada e começa a chorar.

De acordo com os moradores, os assaltos são comuns na rua, inclusive em pontos de ônibus dos condomínios. Segundo os relatos, um banco que ficava exatamente no local do crime do vídeo foi colocado em outro ponto, com visão dos seguranças, justamente por causa de outro assalto que aconteceu há mais de um ano no local. Novas câmeras foram instaladas.

Os moradores afirmam que há policiamento apenas em certos horários e que agentes do Segurança Presente fazem rondas de bicicleta. Mas que os bandidos agem nos horários menos movimentados e, geralmente, de moto.

Na região que engloba a Barra, o Itanhangá e o Joá, só de janeiro a março, foram registrados 296 roubos de rua, que incluem roubos a pedestres, de celular e em coletivos, e 166 furtos a transeuntes, segundo dados do Instituto de Segurança Pública. Os roubos diminuíram um pouco em relação ao mesmo período no ano passado: 14,7%. Mas os furtos aumentaram mais de 95%. E em todo o ano de 2021, foram mais de 1100 roubos e 287 furtos.

Em nota, a Polícia Militar disse que segue monitorando e tomando as devidas providências quanto à alteração no indicador criminal na região. A PM disse ainda que o planejamento adotado pelo 31° Batalhão resultou na diminuição de 9,4% nos registros de roubos a transeuntes e de 10,9% nos de roubos de rua, no primeiro trimestre do ano, em relação a 2021. A nota da corporação fala ainda que, de janeiro a março desse ano, o batalhão realizou 278 prisões em flagrante.

A Polícia Civil disse que não localizou nenhum registro semelhante ao caso do vídeo. Já a PM não se manifestou sobre o assalto citado.

Mais notícias

Carregar mais