Moradores da Ilha de Paquetá denunciam falta de manutenção e revitalização

Problemas de infraestrutura se transformam em perigo para a locomoção; 35% da população da Ilha é de idosos

Por Daniel Henrique

Moradores da Ilha de Paquetá denunciam falta de manutenção e revitalização
As madeiras que sustentam o deck estão praticamente destruídas
Reortagem BandNews FM

Moradores da Ilha de Paquetá, no Centro, denunciam a falta de serviços de manutenção e revitalização do bairro, que é um dos cartões postais da cidade do Rio.

A reportagem da BandNews FM percorreu a região nesta sexta-feira (8). Ao lado da estação das barcas, foi possível observar uma grande embarcação que servia como alternativa para chegar até o local, mas que há pelo menos 10 anos está completamente abandonada. As madeiras que sustentam o deck estão praticamente destruídas, trazendo riscos para crianças que brincam no local, que não está cercado.

Postes tradicionais, com luminárias charmosas, também já não recebem a devida manutenção.

Na calçada da orla, buracos e desníveis atrapalham a locomoção. O problema se repete nas ruas de terra. Como não são permitidos carros para os moradores, a bicicleta é o principal meio de transporte.

Os problemas de infraestrutura se transformam em perigo para a locomoção. Isso porque, dos cerca de 3.600 habitantes da Ilha de Paquetá, 35% são idosos, segundo o último Censo.

Para o presidente da Associação de Moradores da Ilha de Paquetá, Guto Reis, o local merece ser tratado com mais carinho pelo poder público.

Há uma lógica política perversa de imaginar que, se tem pouco voto naquele território, eu vou procurar jogar recursos orçamentais onde eu tenho maior retorno eleitoral. É uma lógica absolutamente excludente, perversa. Os direitos da população de Paquetá não são menores porque a população é menor, e têm que ser assegurados. O maior capital político de Paquetá é o amor dos cariocas pela Ilha. Paquetá é um bairro querido por todos os cariocas, afirma ele.

A Subprefeitura das Ilhas foi procurada pela reportagem, mas ainda não respondeu.

Enquanto segue esquecida, os moradores permanecem na Ilha de Paquetá atraídos pelo sossego, tranquilidade, e pela paisagem.

Mais notícias

Carregar mais