Motoristas denunciam que são coagidos por flanelinhas que cobram trinta reais para estacionar em frente a Praça Quatro de Julho, próximo ao Consulado Americano, na Avenida Presidente Wilson, no Centro do Rio.
A reportagem da BandNews FM esteve no local e também foi abordada por um dos flanelinhas. Um dos homens explica que o preço é aplicado independente do tempo e que o recebido é improvisado.
O estacionamento é bem organizado, um grupo de cerca de cinco pessoas ficam posicionadas nas esquinas que dão acesso a Avenida Presidente Wilson, os homens trabalham com um rádio de comunicação. Os principais clientes são justamente aqueles que precisam resolver alguma coisa no consulado.
Como é caso do engenheiro civil Eduardo Duarte. Ele chegou ao local de madrugada para fazer uma entrevista para o visto. Ao estacionar o carro e resolveu ficar dentro do veículo dormindo. Eduardo conta que acordou com gritos e ameaças dos flanelinhas, que começaram a cercar o espaço com cones.
Procurada a Secretaria de Ordem Publica disse que vai enviar fiscais no local para checar se o serviço é regular. Questionada sobre o valor cobrado pelo estacionamento, a Seop disse que a pasta não é responsável por fiscalizar a tabela de preços.
Fato é que mesmo que seja regular, a tarifa é vista como exorbitante por muitos motoristas.
Em dezembro do ano passado, a BandNews FM já havia levado ao ar relatos de ouvintes que enfrentavam dificuldades ao tentarem estacionar perto do Consulado Americano, no posto de atendimento do Humaitá, na Zona Sul, por causa de uma empresa que colocava funcionários para ocuparem as vagas públicas, impedindo motoristas, que não queriam pagar o serviço para estacionar.