A partir deste sábado (7), motoristas que invadirem a faixa seletiva de ônibus na Avenida Brasil já podem ser multados.
Desativada desde a pandemia, ela vai voltar a funcionar neste fim de semana para ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais.
Os detalhes foram anunciados pela Prefeitura do Rio nesta quarta-feira (4). A faixa vai valer 24 horas todos os dias, em um total de 22 km de extensão, entre os bairros do Caju, na Zona Portuária, e de Guadalupe, na Zona Norte.
A velocidade máxima para a seletiva dos ônibus será de 70 km/h.
Já nas demais três faixas da pista central, de 80 km/h. A fiscalização contará com 19 radares fixos, além de oito lombadas eletrônicas. Táxis, vans e veículos oficiais não poderão circular no espaço.
Em caso de desrespeito, a infração, considerada gravíssima, gera multa de R$ 293,47. O motorista também pode perder pontos na CNH.
Apenas a faixa colada às estações de ônibus é seletiva. A mais à direita, também em espaço de concreto, continuará a ser de livre circulação.
Além de ser pintada de branco, a faixa também vai ser separada com uma barreira física.
Na Avenida Brasil e nos arredores, foram colocados avisos do começo da operação no sábado. Segundo o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, os resultados verdadeiros vão começar a aparecer na segunda, primeiro dia útil da operação. A intenção, segundo ele, é diminuir o tempo de deslocamento dos ônibus.
A medida é mais uma etapa de preparação para o começo da operação do BRT Transbrasil, previsto para janeiro do ano que vem. Os ônibus do sistema também vão usar a seletiva, como explica a secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio.
A previsão da Secretaria Municipal de Transportes é de que 70 linhas de ônibus voltem a usar a seletiva. Além de radares, a CET-Rio instalou pictogramas- pinturas de aviso no chão - e cerca de 230 placas de aviso na região.
Com a volta da faixa, até o início da operação do BRT Transbrasil, o viaduto da Avenida dos Campeões, em Ramos, vai ser bloqueado. Após a implantação do sistema, será de uso exclusivo dos ônibus do BRT. Já o viaduto da Treliça, no Caju, já terá uso exclusivo para coletivos, a partir do início da operação da faixa seletiva.