O Ministério Público e a Polícia Civil realizaram operação contra supostas fraudes no transporte escolar no Norte Fluminense.
A ação teve como objetivo cumprir 14 mandados de busca e apreensão em endereços políticos, servidores ligados à Secretaria Estadual de Educação e empresários do ramo de transportes escolares de Campos dos Goytacazes.
Os investigadores estiveram na sede da Secretaria Estadual de Educação e na Câmara de Vereadores de Campos. Houve buscas nos gabinetes de dois vereadores: Marquinhos do Transporte (PDT) e Maicon Cruz (sem partido). A coordenadora da Diretoria Regional Administrativa da Educação do Norte Fluminense, Neide Mara Gomes Palmeira, também está entre os citados.
A pedido do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, a Justiça bloqueou os contratos firmados pela Secretaria Estadual de Educação com empresas suspeitas.
Na sede de uma das empresas, foram apreendidos R$ 70 mil em dinheiro vivo.
Em nota, a Câmara disse estar colaborando com as investigações.
A Secretaria informou que os funcionários citados na ação foram exonerados, em maio. A pasta disse que irá colaborar com a investigação e que esses tipos de recurso são descentralizados às unidades.