Mulher tem tumor de 46 kg retirado durante cirurgia de emergência em Itaperuna

Ela contou à equipe médica que vivia com o tumor há cerca de cinco anos, mas acreditava que era apenas gordura

Pedro Dobal

A cirurgia durou cerca de duas horas Reprodução/Redes sociais
A cirurgia durou cerca de duas horas
Reprodução/Redes sociais

Apresenta boa evolução do quadro de saúde a paciente que teve um tumor de 46 kg retirado durante uma cirurgia de emergência em Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

A mulher, de 45 anos, chegou ao Hospital São José do Avaí com dificuldade para respirar. Ela foi estabilizada no Centro de Tratamento Intensivo da unidade e passou por uma tomografia, que revelou a existência do tumor no abdômen.

O cirurgião geral Glaucio Boechat explica que, logo em seguida, a paciente foi levada para o centro cirúrgico para retirada do tumor.

Tinha uma massa abdominal enorme. Isso estava causando uma restrição respiratória muito grande. A gente não teve outra opção a não ser operá-la.

A cirurgia durou cerca de duas horas. O médico acredita que o problema tenha se iniciado no útero, mas só o resultado da biópsia feita no material retirado vai poder determinar a causa exata.

A mulher, que não teve a identidade revelada, tem 1 metro e 53 centímetros de altura e pesava 150 kg antes do procedimento. Ela contou à equipe médica que vivia com o tumor há cerca de cinco anos, mas acreditava que era apenas gordura.

Depois da operação, ela voltou ao CTI, mas está lúcida e apresenta quadro de saúde estável. De acordo com o cirurgião, a paciente está respirando melhor, sem a necessidade de aparelhos, e consegue se alimentar normalmente.

Todo o atendimento no hospital filantrópico e privado foi feito por meio do Sistema Único de Saúde.

Mais notícias

Carregar mais