A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, está em estágio de crise após o temporal que atingiu o município no último fim de semana, deixando mais de 5 mil e 600 pessoas desalojadas e 35 desabrigadas.
A Defesa Civil municipal registrou 288 ocorrências, entre deslizamentos de terra, alagamentos e desabamento de imóveis. No bairro Vila São Luís, moradores perderam móveis e equipamentos eletrônicos, como conta Rogério Vieira, que vive na rua Waldir Mendes da Costa.
Nas últimas 48 horas, choveu em Nova Iguaçu o equivalente a 235% da média de chuva referente a abril. O volume de água assustou os moradores do município, como diz Francisco de Almeida, que vive da cidade há 27 anos.
Ainda na Baixada, em Belford Roxo, a Prefeitura decretou situação de emergência por 90 dias. No município, são mais de 300 desalojados e 25 desabrigados. Segundo a Defesa Civil, foram 11 ocorrências, sendo seis desabamentos e cinco deslizamentos.
Em Mesquita, duas famílias ficaram desalojadas e uma desabrigada. Uma pessoa morreu.
A Prefeitura de Duque de Caxias disse que trabalha na limpeza das ruas e desobstrução de ralos e bueiros nos bairros Gramacho e Pantanal. Equipes também trabalham na limpeza do canal Michele Carrara, em Parada Angélica, e no canal Viúva Rita Leite e Divinéia, ambos no segundo distrito. Ainda segundo a prefeitura, o município não tem pessoas desabrigadas ou desalojadas.