As obras do Mercadinho São José, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, começaram nesta quarta-feira (6), e devem ser concluídas até o fim de 2024,
A ideia é tornar o espaço, que já foi senzala e celeiro no Período Colonial, um polo de gastronomia e cultura, segundo a Prefeitura do Rio. Em fevereiro deste ano, o executivo municipal anunciou o protocolo de intenções para compra do Mercadinho, que pertencia ao INSS.
O local foi concedido à iniciativa privada, que planeja investir R$ 8 milhões. As intervenções serão tocadas pelo consórcio formado pela Junta Local e a Engeprat, estruturado pela Konek Transformação Imobiliária. A Junta Local irá fazer a curadoria cultural e gastronômica.
O engenheiro da Engeprat, Gustavo Guerrante, conta que está planejada a operação de mercado municipal.
“Nesse espaço nós teremos cafeteria, padaria, peixaria, produtores locais expondo seus produtos, além da construção de um prédio anexo que vai compor o projeto com restaurantes e espaços livres para eventos”, afirma.
A exploração do mercadinho poderá ser feita por 25 anos, com o pagamento de outorga mensal ao município de R$ 5 mil e 10% do faturamento. O formato de parceria é parecido com o executado no Edifício A Noite.
Morador de Laranjeiras, o empresário Marcelo Batista cita os benefícios da reforma para o bairro.
“Como morador do bairro, eu acho que a volta do mercadinho para exercer a função dele como um local de entretenimento é benéfica para o bairro”, comemora ele.
Quando fechou em 2018, o espaço deixou saudades para os frequentadores do imóvel histórico que fica localizado na esquina da Rua das Laranjeiras com a Rua Gago Coutinho.