A Petrobras realiza nesta sexta-feira (19) a Assembleia Geral Extraordinária que vai eleger os oito membros do Conselho de Administração da estatal, além do novo presidente do grupo. O encontro, que será virtual, está previsto para às 13h.
No mês passado, os nomes do secretário Executivo da Casa Civil da Presidência, Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro, e do procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano de Alencar, indicados pelo Governo Federal, foram reprovados pelo Comitê de Elegibilidade por conflito de interesses. No entanto, o grupo não possui poder de veto.
Para a presidência do Conselho de Administração o indicado é o atual diretor-presidente do SERPRO, Gileno Gurjão Barreto.
A Assembleia Geral Extraordinária desta sexta acontece em meio ao embate com a Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras e a Federal Única dos Petroleiros, que entraram com uma representação na Comissão de Valores Mobiliários contra a nomeação de Caio Paes de Andrade para a presidência da estatal.
As entidades também pediram a suspensão da assembleia geral, o que foi negado pela comissão.