O policial militar morto durante uma operação no Morro do Urubu, na Zona Norte do Rio, havia sido promovido ao posto de capitão em maio desse ano. A promoção aconteceu em reconhecimento a participação do agente na prisão de quinze criminosos e apreensão de seis fuzis durante uma fuga na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, em março de 2023.
Rafael Galvão da Costa, de 41 anos, participava de uma ação na comunidade do bairro de Pilares nesta quarta-feira (3) com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas e o roubo de veículos e cargas na região. Segundo a PM, os agentes foram atacados a tiros por homens armados e o capitão foi atingido. Ele chegou a ser levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, na mesma região, mas não resistiu. Ele deixa a esposa e dois filhos.
Nas redes sociais, colegas de farda lamentaram a morte de Rafael Galvão. Um deles comentou sobre a partida precoce do que diz ter sido um cara com o coração grande, que agia corretamente. Ele foi enterrado nesta quinta-feira (4) no Cemitério Jardim Sulacap, na Zona Oeste.
O Disque Denúncia divulgou um cartaz pedindo informações sobre os criminosos envolvidos no crime. A Delegacia de Homicídios da Capital investiga o caso.