A Polícia Civil identificou pelo o menos 10 vítimas de uma quadrilha que aplicava o golpe da chupa-cabra em caixas eletrônicos na Tijuca, na Zona Norte do Rio. O prejuízo ultrapassa os 300 mil reais. Quatro criminosos foram presos em flagrante na estação de metrô Afonso Pena.
Segundo o delegado Hilton Alonso, a quadrilha é de São Paulo e os bandidos estavam há meses no Rio. Eles vão responder por organização criminosa e estelionato.
A ação dos golpistas foi registrada por imagens de câmeras de segurança. Um idoso tenta sacar dinheiro, e coloca o cartão no caixa eletrônico, mas os bandidos já tinham colocado um "chupa-cabra" no local. O aparelho prende o cartão na máquina.
Depois, uma integrante do bando chega para oferecer ajuda. Ela induz a vítima a digitar a senha ou então a falar ao telefone com a central do cartão bancário, que na verdade é a central dos golpistas.
Com os bandidos, a polícia apreendeu material para instalar o chupa-cabra, sete celulares, dezenas de cartões de crédito, maquininhas de cartão.