Prefeitura apresenta proposta de recuperação da Estação da Lepoldina ao Governo

Área de mais de 124 mil metros quadrados sofre com o abandono há anos

Por João Videira (sob supervisão)

Prefeitura apresenta proposta de recuperação da Estação da Lepoldina ao Governo
A ideia do município é comprar o espaço, que pertence à União
Divulgação

O plano da Prefeitura do Rio para ocupar antiga Estação da Leopoldina, no Centro do Rio, prevê a instalação de um complexo de condominios residenciais, uma segunda Cidade do Samba, além de outros equipamentos. O documento foi apresentado ao Governo Federal nesta segunda-feira. A área de mais de 124 mil metros quadrados sofre com o abandono há anos.  

A ideia do município é comprar o espaço, que pertence à União, e aplicar um modelo de concessão à iniciativa privada semelhante àquele utilizado para revitalizar o Edifício A Noite, também na Região Central do Rio, e o Mercadinho São José, na Zona Sul da cidade.

Nós vamos apresentar a nossa proposta de uso e ocupação daquela área preservando o projeto que já foi elaborado e pago pelo Governo Federal de restauro da estação. Nós estamos propondo também o uso dos outros espaços, como um centro de convenções de porte médio, um bairro popular e a Cidade do Samba 2 para as escolas do grupo de acesso. - Secretário municipal de Coordenação Governamental, Jorge Arraes.

Se aprovado pelo Governo Federal, o município deve passar a gerir todo o processo de transformação. A morosidade para as transformações já foi objeto de ação do Ministério Público Federal (MPF) contra a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que atualmente toca as ações no local.  

À BandNews FM, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que uma equipe da pasta irá à Leopoldina para uma inspeção.  

Caso sejam aprovadas, as mudanças propostas pela prefeitura vão ser estudadas para garantir a viabilidade econômica e financeira. É discutida ainda a participação do BNDES para auxiliar nesse quesito. 

Mais notícias

Carregar mais