A Prefeitura do Rio quer transformar a Rua da Carioca, no Centro do Rio, na Rua da Cerveja. A proposta é tornar a região um polo gastronômico e cervejeiro por meio de incentivos para que cervejarias artesanais se estabeleçam na rua.
Os detalhes do projeto vão ser apresentados ao setor em uma reunião marcada para esta quarta-feira (20), no Palácio da Cidade. Os incentivos seriam semelhantes aos oferecidos no projeto Reviver Centro Cultural, com benefícios para a instalação dos estabelecimentos no local.
A iniciativa também teria o objetivo de ajudar a reaquecer a economia da região, que hoje sofre com a falta de movimento.
O presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais Cariocas, Caíque Costa, lembra que a cerveja faz parte da cultura carioca e diz que está esperançoso com o projeto.
Segundo Caíque, antes havia a ideia de criar uma Cidade da Cerveja, como a Cidade das Artes e a Cidade do Samba, mas o projeto acabou não indo adiante.
Para o sommelier e colunista da BandNews FM, José Raimundo Padilha, a iniciativa promete estimular o setor cervejeiro na cidade.
Segundo um levantamento da Ministério da Agricultura e Pecuária, o setor cervejeiro cresceu 11,6% no ano passado. Ao todo, o Brasil tem 1.729 cervejarias.