Notícias

Programa Estratégico de Segurança no Sistema Ferroviário está previsto

Decisão deve ser publicada no Diário Oficial do Rio de Janeiro

João Boueri*

Foto Site
Foto Site
Foto SIte

Deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado a criação de um Grupo de Trabalho para implantar um Programa Estratégico de Segurança no Sistema Ferroviário de Passageiros. As Secretarias de Estado de Transportes, Casa Civil, Polícias Civil e Militar e Agetransp vão fazer parte da iniciativa. A Supervia poderá ser convidada. A minuta do decreto foi obtida pela BandNews FM.  

Na última reunião realizada entre a concessionária, a Secretaria de Estado de Transportes e a Polícia Militar, a Supervia disse que colocaria em circulação, em junho, veículos rodoferroviários que passariam pelos trilhos para reforçar a segurança. Entretanto, até o momento a iniciativa não foi colocada em prática. ((Além disso, foi apresentado os principais locais que são alvos de furtos e roubo de cabos. A Supervia apontou que os trechos entre Praça da Bandeira e Maracanã, São Francisco Xavier e Engenho Novo, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Triagem, entre outros, já são considerados pontos críticos. A concessionária também destacou que os trens na Estação Maracanã e no pátio em Japeri também são alvos de tentativas de furtos.

O Governo do Estado solicitou ajuda às Prefeituras de Belford Roxo, Duque de Caxias e São João de Meriti para reforçar as ações nas estações que passam pelas cidades com a Guarda Municipal  e funcionários de limpeza urbana nos entornos das estações. O documento também foi obtido pela BandNews FM.

A BandNews FM aguarda posicionamento da Supervia. 

Tópicos relacionados