Projeto que transforma ônibus em bibliotecas completa dez anos

A iniciativa já percorreu 14 estados brasileiros, além de diversas comunidades do Rio

Por Priscila Xavier

Em quatro anos, o Brasil perdeu mais de 4 milhões de leitores Reprodução/Projeto Livros nas Praças
Em quatro anos, o Brasil perdeu mais de 4 milhões de leitores
Reprodução/Projeto Livros nas Praças

Uma viagem pela imaginação. Essa é a proposta do projeto "Livros nas Praças" que, neste ano, completa 10 anos. Em ônibus que se transformam em bibliotecas sobre rodas, a iniciativa já percorreu 14 estados brasileiros, além de diversas comunidades do Rio. Nesta terça-feira (29), os veículos fizeram uma parada na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme, na Zona Sul do Rio.

No local, mais de 400 crianças e adolescentes da Escola Municipal São Tomás de Aquino e moradores do entorno vivenciaram a experiência com mais de dois mil livros disponíveis para empréstimos, com temáticas diversificadas.

A estudante Ana Carolina Tavares, de 13 anos, é fã das revistas em quadrinhos. Ela conta que a leitura é uma importante aliada na escrita de uma boa redação na escola.

A acessibilidade também teve assento garantido nessa viagem. São mais de 200 exemplares em braile, fonte ampliada e audiobooks.

A idealizadora do projeto, Cristina Figueiredo, afirma que o objetivo da ação é incentivar a leitura, principalmente nos locais onde o acesso aos livros é precário.

Em quatro anos, o Brasil perdeu mais de 4 milhões de leitores. A queda atingiu todas as faixas etárias, com exceção das crianças entre 5 e 10 anos, que apresentaram aumento de 67% para 71%. Os dados são da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que analisou o período de 2015 a 2019.

Mais notícias

Carregar mais