Reitoria da Uerj deve se reunir nesta quarta para discutir ajuste do calendário acadêmico

As atividades estavam suspensas há cerca de um mês, desde que estudantes ocuparam o principal pavilhão da instituição

Por Pedro Dobal

Reitoria da Uerj deve se reunir nesta quarta para discutir ajuste do calendário acadêmico
UERJ
foto/vídeo

Após a retomada das aulas no Campus Maracanã, na Zona Norte do Rio, a Reitoria da Uerj deve se reunir nesta quarta-feira (25) para discutir propostas de ajuste do calendário acadêmico.  

As atividades estavam suspensas há cerca de um mês, desde que estudantes ocuparam o principal pavilhão da instituição em protesto contra cortes de bolsas de assistência.

Nesta terça (24), funcionários ainda faziam reparos no prédio, como a recolocação de um portão que tinha sido danificado e a limpeza de paredes pichadas.  

A Reitoria abriu uma sindicância para tentar identificar e punir os responsáveis pelas depredações. O caso também é investigado pela Polícia Civil.

No primeiro dia da retomada das aulas, alguns estudantes ainda tiveram aulas canceladas pelos professores.

O pró-reitor de Graduação Antônio Soares afirma que se sente aliviado ao ver a universidade funcionando normalmente. Ele também explica que os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.

Ao todo, 26 mil alunos ficaram cerca de um mês sem aulas.

A desocupação ocorreu na última sexta-feira (20), depois da entrada do Batalhão de Choque da Polícia Militar no campus. Os agentes chegaram a usar bombas de efeito moral e spray de pimenta.  

Um policial se feriu com um artefato explosivo da própria corporação, passou por cirurgia no Hospital Central da PM e segue se recuperando com quadro de saúde estável.  

Quatro pessoas chegaram a ser detidas, entre elas o deputado federal Glauber Braga, mas todos foram liberados horas depois.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais