Apesar da água do mar e da areia terem invadido a orla da Zona Sul do Rio, por causa da ressaca, estabelecimentos da região não tiveram grandes prejuízos. Segundo o alerta emitido pela Marinha do Brasil, ondas de até 3 metros de altura podem atingir a costa do Rio até a meia noite desta terça-feira (02).
Funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana trabalhavam na manhã desta segunda-feira (01) para limpar a areia levada pelo mar para a pista da Avenida Delfim Moreira, no Leblon. A Comlurb usou retroescavadeiras, tratores e caminhões-pipa na limpeza. No entanto, o mar seguia invadindo a via, dificultando o trabalho.
Os moradores da região dizem que é comum que o mar invada a pista durante ressacas. Eles aproveitaram que a via estava interditada para se exercitarem.
A jornalista Cheryl Berno, que mora na região há mais de 20 anos, reclama da falta de uma barreira natural entre a faixa de areia, que é curta, e o calçadão.
Enquanto durar a ressaca, a recomendação da Prefeitura é que as pessoas evitem atividades como banho e esportes no mar, navegação, pesca, pedalar na orla e visitar mirantes.