Notícias

Rio é o estado mais impactado por programa de aproveitamento de imóveis da União

Afirmação foi feita pela Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (11)

Por Daniel Henrique

Rio de Janeiro vai bater o recorde de temperatura
Rio de Janeiro vai bater o recorde de temperatura
Reprodução/Agência Brasil

O Rio de Janeiro deve ser o estado do país mais impactado pelo programa do Governo Federal de aproveitamento de imóveis da União sem uso para que sirvam como habitação.  

A afirmação foi feita pela Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (11). Dos cerca de 3.000 imóveis não operacionais do INSS no Brasil e que podem fazer parte do programa, 1.800 estão no Rio.

A ministra citou como exemplo uma grande área do INSS em Teresópolis, Região Serrana do Rio, que vai passar por regularização fundiária e faz parte do programa.

"Por ser a antiga capital, o Rio de Janeiro acaba tendo essa característica de ter muitos imóveis da União. No Rio de Janeiro tem muitos imóveis do INSS que eram antigos conjuntos habitacionais que nunca foram regularizados. A gente, recentemente, assinou com o INSS uma área em Teresópolis, que é a Quinta Lebrão, que é uma área gigantesca, são quase três bairros dentro de Teresópolis, onde a gente vai fazer um projeto de regularização fundiária. Então, assim, o Rio de Janeiro é um estado que será muito impactado."

O Programa de Democratização de Imóveis da União, também conhecido como Imóveis da Gente, prevê qualificar e aprimorar a gestão do patrimônio imobiliário público federal, com prioridade para destinação e função socioambiental.

Tópicos relacionados