Rio de Janeiro e São Paulo são os estados que mais sofreram tentativas de fraudes em compras virtuais nos primeiros seis meses de 2023. É o que aponta uma pesquisa do Censo de Fraude do Konduto.
Disparada no ranking das federações, a terra da garoa, registrou mais de 40% das tentativas de fraude em relação ao resto do país. O Rio, segundo colocado na pesquisa, teve cerca de 16% das tentativas de golpe. Quase 74% dos imbróglios impedidos ocorreram em transações por dispositivos móveis.
O maior número de tentativas de fraude evitadas nesses estados ocorreu entre janeiro e abril, quando foram registrados índices de 18,51% e 17,34%. Em relação a dias da semana os maiores problemas ocorreram em dias úteis.
Os estados também concentram o maior número de pedidos de compras e pagamentos digitais do Brasil. Quase 44% dos clientes pertencem a São Paulo, enquanto o Rio de Janeiro fica com outros 10,2%.
Ainda segundo a pesquisa, cerca de R$ 6,2 bilhões em prejuízos conseguiram ser evitados em tentativas de fraudes, o que representa 4% dos pedidos de compras analisados entre janeiro e junho desse ano.