Secretário de educação de Belford Roxo é preso em ação da PF contra corrupção

Investigação apura desvios de mais de R$ 6 milhões que seriam destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar

Redação BandNews FM

Secretário de educação de Belford Roxo é preso em ação da PF contra corrupção
Denis Macedo
Reprodução/Redes Sociais

O secretário municipal de educação de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, é preso durante ação da Polícia Federal. A corporação investiga o desvio de mais de seis milhões de reais que seriam destinados à compra de merendas escolares para as unidades de ensino da cidade.

Denis Macedo foi encontrado pelos agentes nesta terça-feira (9) em casa, na cidade de Nova Iguaçu, na mesma região.  

De acordo com as investigações, as fraudes, que envolviam agentes públicos da secretaria de educação do município e fornecedores de merenda escolar, consistiam em pagamentos superfaturados utilizando documentação falsa, destinados às empresas contratadas para fornecer os alimentos.

Em troca, as empresas pagavam vantagens indevidas aos agentes públicos, que lavavam o dinheiro para ocultar a origem ilícita dos valores recebidos.

Os agentes também cumpriram vinte e um mandados de busca e apreensão em endereços na Baixada Fluminense e na cidade do Rio. Na casa de um dos investigados, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, foram apreendidos 300 mil euros em espécie, que equivalem a quase dois milhões de reais. Outros 360 mil reais foram encontrados na residência de um servidor da secretaria de educação de Belford Roxo.

O objetivo foi coletar mais elementos para identificar o montante realmente desviado e identificar a participação de outros servidores públicos no esquema criminoso.

Os investigados poderão responder pelos crimes de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

Em nota, a Prefeitura de Belford Roxo afirmou que não teve acesso aos autos do processo, mas que confia na atuação da Justiça. Procurada, a defesa do secretário Denis Macedo ainda não se manifestou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais