Notícias

STF torna inelegível Washington Reis, vice de Cláudio Castro

Ele tentava reverter uma decisão da Justiça de 2016 em que foi condenado por crime ambiental e loteamento irregular

Leonardo Macachero

  Washington Reis é candidato a vice-governador do Rio na chapa de Cláudio Castro
Washington Reis é candidato a vice-governador do Rio na chapa de Cláudio Castro
Reprodução/Redes Sociais

Por três votos a dois, o Supremo Tribunal Federal rejeita o recurso apresentado pelo ex-prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Washington Reis. Ele tentava reverter uma decisão da Justiça de 2016 em que foi condenado por crime ambiental e loteamento irregular. 

Dessa maneira, Washington Reis, que é candidato a vice-governador do Rio na chapa de Cláudio Castro, pode ficar inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

Reis foi condenado em 2016 a 7 anos, 2 meses e 15 dias de reclusão, e 67 dias por crimes ambientais e loteamento irregular. Na época, o relator do caso, ministro Dias Toffoli, destacou que os autos comprovam que o Washington Reis participou de todo o processo de loteamento da área, que ocorreu sem autorização do órgão público competente.

Em alegações finais enviada ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, destacou que Washington Reis, à época prefeito do município, determinou a execução de loteamento denominado Vila Verde e dificultou a ação fiscalizadora do poder público, mediante recusa de assinatura de autos de fiscalização e ocultação de máquinas empregadas na obra. 

Além disso, o MPF relatou que o deputado fez afirmação falsa sobre a legalidade do loteamento em placa afixada diante dele.

A BandNews FM tenta contato com a defesa dele.

Tópicos relacionados