Tayane Medeiros, medalhista paralímpica, é nascida e criada no Morro da Fé, Zona Norte do Rio

A atleta, de 31 anos, não só garantiu mais uma medalha dourada para o Brasil no halterofilismo, mas, ao levantar os 156 kg, também estabeleceu o novo recorde paralímpico

Por Carlos Briggs

Tayane Medeiros, medalhista paralímpica, é nascida e criada no Morro da Fé, Zona Norte do Rio
Tayana Medeiros ficou na quinta colocação nos jogos de Tóquio em 2020
Ale Cabral/CPB

Uma comunidade em festa! Assim amanheceu o Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, um dia após o ouro paralímpico de Tayane Medeiros, nascida e criada no Morro da Fé.

A atleta, de 31 anos, não só garantiu mais uma medalha dourada para o Brasil no halterofilismo, mas, ao levantar os 156 kg, também estabeleceu o novo recorde paralímpico, na categoria até 86kg

Tayana Medeiros superou a, até então, recordista mundial na modalidade: a chinesa Zheng Feifei.

Com a medalha conquista carioca, o Brasil ficou na quinta colocação geral no quadro de medalhas, nas Paralimpíadas de Paris, marcando a melhor campanha brasileira na história dos Jogos.

A atleta nasceu com uma doença chamada artrogripose, que comprometeu o movimento as pernas dela. Ela conheceu o halterofilismo depois de um evento da modalidade antes dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e se apaixonou pelo esporte.

Tayana Medeiros ficou na quinta colocação nos jogos de Tóquio em 2020. Ela foi ouro na categoria nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; prata na equipe feminina no Mundial de Dubai 2023; prata na Copa do Mundo de Dubai 2022; prata por equipes mistas na etapa de Tbilisi da Copa do Mundo 2021 e prata nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019. 

Mais notícias

Carregar mais