Um relatório do Tribunal de Contas do Município apontou riscos de ruptura parcial ou total de NOVE viadutos, passarelas ou pontes, de um total de 41 estruturas visitadas e avaliadas na cidade do Rio de Janeiro. O valor corresponde a 22% do total. Outras 17 apresentaram risco de queda de material.
O relatório do TCM ainda mostra que 28 OAEs, ou seja, 68%, visitadas apresentam grau de deterioração médio e alto, além da presença de infiltração e corrosão na maioria delas.
Apesar das 41 estruturas visitadas, no total, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura, a cidade tem 296 estruturas. Desse total, 131 tiveram última vistoria datada antes de 2015. Segundo o TCM, 36 delas estão classificadas como prioridade e 76 como pendente de nova avaliação.
Entre elas estão: a passarela de acesso entre a Linha Vermelha e o Hospital do Fundão, na Zona Norte, e a passarela sobre a linha 2 do metrô e Avenida Pastor Martin Luther King.
As visitas ocorreram em outubro de 2022 e o relatório foi concluído em novembro. A discussão em plenario aconteceu na semana passada. Após o procedimento, o TCM determinou a realização de inspeções rotineiras anuais e inspeções especiais quinquenais, e recomendou à Secretaria Municipal de Infraestrutura criar um programa de manutenção preventiva nas estruturas, com o objetivo de reduzir a degradação e futuros custos de recuperação, além de aumentar a vida útil das obras.
O estudo ainda esclarece que a classificação de "ruptura parcial ou total" não significa que essas obras irão colapsar neste momento, mas apenas apresentam sinais compatíveis com esses riscos, o que indica a necessidade imediata de uma avaliação por "pessoal" especializado.
Estruturas onde os riscos foram constatados:
12 Passarela na Avenida Brigadeiro Trompowski, nº 52
13 Passarela sobre via férrea - Ligando as Ruas Leopoldina Rêgo e Vassalo Caruso
87 Passarela nº25 sobre a Av. Brasil (em frente à Rua Menezes Prado)
93 Passarela Nº 07 sobre via metroviária (L2) e Avenida Pastor Martin Luther king Jr. - Em frente às Ruas Juqueri e Tenente Teodoro
161 Passarela sobre via metroviária (L2) e Avenida Pastor Martin Luther king Jr. - Em frente à Rua Mark Sutton
165 Passarela sobre via metroviária (L2) e Avenida Pastor Martin Luther king Jr. (nº 4044) - Em frente à Travessa Buquira
168 Passarela nº 15 sobre a Av. Brasil (Casa do Marinheiro)
173 Passarela sobre via férrea - Ligando as Ruas Leopoldina Rêgo e Ibiapina
288 Passarela sobre a Via Expressa Presidente João Goulart (Linha Vermelha) - Em frente ao Hospital do Fundão.