TCM divulga relatório de risco estrutural em viadutos e pontes da cidade

O Tribunal de Contas do Município apontou nove viadutos, passarelas ou pontes com riscos, de 41 estruturas visitadas no total. Outras 17 apresentaram risco de queda de material.

Por Mariana Albuquerque

TCM divulga relatório de risco estrutural em viadutos e pontes da cidade
Passarela de acesso entre a Linha Vermelha e o Hospital do Fundão.
Reprodução

Um relatório do Tribunal de Contas do Município apontou riscos de ruptura parcial ou total de NOVE viadutos, passarelas ou pontes, de um total de 41 estruturas visitadas e avaliadas na cidade do Rio de Janeiro. O valor corresponde a 22% do total. Outras 17 apresentaram risco de queda de material.  

O relatório do TCM ainda mostra que 28 OAEs, ou seja, 68%, visitadas apresentam grau de deterioração médio e alto, além da presença de infiltração e corrosão na maioria delas.

Apesar das 41 estruturas visitadas, no total, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura, a cidade tem 296 estruturas. Desse total, 131 tiveram última vistoria datada antes de 2015. Segundo o TCM, 36 delas estão classificadas como prioridade e 76 como pendente de nova avaliação.

Entre elas estão: a passarela de acesso entre a Linha Vermelha e o Hospital do Fundão, na Zona Norte, e a passarela sobre a linha 2 do metrô e Avenida Pastor Martin Luther King.

As visitas ocorreram em outubro de 2022 e o relatório foi concluído em novembro. A discussão em plenario aconteceu na semana passada. Após o procedimento, o TCM determinou a realização de inspeções rotineiras anuais e inspeções especiais quinquenais, e recomendou à Secretaria Municipal de Infraestrutura criar um programa de manutenção preventiva nas estruturas, com o objetivo de reduzir a degradação e futuros custos de recuperação, além de aumentar a vida útil das obras.

O estudo ainda esclarece que a classificação de "ruptura parcial ou total" não significa que essas obras irão colapsar neste momento, mas apenas apresentam sinais compatíveis com esses riscos, o que indica a necessidade imediata de uma avaliação por "pessoal" especializado.

Estruturas onde os riscos foram constatados:

12 Passarela na Avenida Brigadeiro Trompowski, nº 52

13 Passarela sobre via férrea - Ligando as Ruas Leopoldina Rêgo e Vassalo Caruso

87 Passarela nº25 sobre a Av. Brasil (em frente à Rua Menezes Prado)

93 Passarela Nº 07 sobre via metroviária (L2) e Avenida Pastor Martin Luther king Jr. - Em frente às Ruas Juqueri e Tenente Teodoro

161 Passarela sobre via metroviária (L2) e Avenida Pastor Martin Luther king Jr. - Em frente à Rua Mark Sutton

165 Passarela sobre via metroviária (L2) e Avenida Pastor Martin Luther king Jr. (nº 4044) - Em frente à Travessa Buquira

168 Passarela nº 15 sobre a Av. Brasil (Casa do Marinheiro)

173 Passarela sobre via férrea - Ligando as Ruas Leopoldina Rêgo e Ibiapina

288 Passarela sobre a Via Expressa Presidente João Goulart (Linha Vermelha) - Em frente ao Hospital do Fundão.

Mais notícias

Carregar mais