Notícias

Tendência de aumento de casos de Covid-19 permanece em todo o país

A informação é da nova edição do Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (26) pela Fundação Oswaldo Cruz

Gustavo Sleman

Número de casos têm aumentado nas últimas semanas
Número de casos têm aumentado nas últimas semanas
Tomaz Silva/Agência Brasil

A tendência de aumento de casos de Covid-19 permanece em todas as regiões do país. A informação é da nova edição do Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (26) pela Fundação Oswaldo Cruz. Segundo o estudo, cerca de 48% das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave registradas nas últimas quatro semanas são em função do coronavírus.

Ainda de acordo com o levantamento, 84% das mortes foram relacionadas a Covid-19. A pesquisa, referente ao período entre os dias 15 e 21 de maio, mostrou ainda que em crianças de 0 a 4 anos, continua a predominância do Vírus Sincicial Respiratório, seguido do Rinovírus, que estão associados a infecções no trato respiratório.

Na análise do pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, os números podem ter relação com a queda na procura pela vacina contra a Covid-19 e o abandono de métodos de proteção e prevenção, como o uso de máscaras.

Em relação as demais faixas etárias, a Covid-19 é predominante entre os casos com identificação laboratorial. A análise apontou que 18 das 27 Unidades Federativas apresentaram sinal de crescimento na tendência de longo prazo, o que representa as últimas seis semanas.

Segundo a Fiocruz, nas últimas quatro semanas, a prevalência entre as notificações com resultado positivo para vírus respiratórios foi 48,1% para Covid-19; 30,1% para Vírus Sincicial Respiratório; e de 3,5% para Influenza A.