Mais de seis meses após ser inaugurado, o Terminal Gentileza, na Zona Portuária, tem apenas cinco lojas abertas. Todas são da área de alimentação. Além disso, o espaço conta com quatro máquinas de pelúcia e um quiosque de pipoca.
Ao todo, o terminal conta com 90 espaços disponíveis para locação, sendo 80 lojas e 10 quiosques. O espaço projetado para ter uma praça de alimentação ainda não tem nenhum estabelecimento funcionando.
Procurada, a concessionária VLT Carioca, responsável pela administração do local, afirma que outras 19 lojas fecharam acordo para a locação e devem ser inauguradas até novembro.
No entanto, a concessionária já havia prometido que 20 estabelecimentos estariam funcionando até julho. A BandNews FM tratou do tema em junho, quando apenas uma loja estava aberta no terminal.
Atualmente o Terminal Gentileza recebe 56 mil passageiros por dia. A estimativa da Prefeitura é de uma movimentação de 150 mil pessoas por dia, quando todos os serviços estiverem funcionando. Ao todo, o poder municipal investiu cerca de R$ 340 milhões para a construção do espaço.
Procurada pela BandNews FM, a Prefeitura do Rio informou que acompanha as inaugurações das lojas através da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), mas que não pretende ocupar os espaços com outros serviços, já que a responsabilidade é da concessionária.
Já a VLT Carioca disse que os processos de adaptação dos espaços comerciais variam de acordo com os negócios e seguem especificidades de cada um, podendo haver eventuais alterações de cronograma. Quando questionada sobre os números de ocupação, a concessionária não respondeu.