Cerca de 120 alunos das três primeiras turmas do curso de Moda da Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência e Tecnologia (Fundec) se formaram na unidade Zeca Pagodinho, em Xerém, na Baixada Fluminense. O projeto gratuito foi inaugurado em julho deste ano.
No primeiro semestre, as inscrições do curso "Moldando o Amanhã" atingiram a marca de 1.200 inscrições. No entanto, ainda em decorrência do início do projeto, muitos tiveram que entrar na lista de espera do curso, que terá novas turmas em 2023.
A maioria dos estudantes é da Baixada Fluminense, onde também morava a idealizadora do projeto Marcela Faria, de 34 anos, formada em moda. À reportagem da BandNews FM, ela contou sobre a escolha pelo nome do curso e o motivo pelo qual decidiu oferecer a iniciativa à Fundec nas unidades de Duque de Caxias.
"Quando a gente instrui alguém, quando a gente leva um conteúdo pra alguém educacional, estamos moldando o amanhã. A palavra moldes também liga ao conteúdo de modelagem e ao curso de moda. Eu não moro mais na Baixada Fluminense, mas recebi de amigas que era muito difícil fazer um curso de moda na região, principalmente financeiramente e falta de opção mesmo."
Com a alta procura, Marcela Faria e os também professores Ana Carolina Ribeiro e Betto Gomes decidiram criar mais uma turma para o ano que vem, além de incluir a disciplina de modelagem durante o curso. A ideia dos organizadores é que os formandos deste ano se apresentem para os novos alunos na abertura do projeto em 2023.
O curso "Moldando o Amanhã" também oferece experiências externas, como visitas a desfiles realizados na capital fluminense.