Devem ser abertas até dezembro as inscrições para cursos da unidade da Universidade de Oxford no Brasil. Eles devem ter início em 2024. Três disciplinas, de pós-graduação e extensão, já foram confirmadas: Biotecnologia & Desenvolvimento de Vacinas, Saúde Global & Vacinologia e Desenvolvimento Clínico & Saúde Global em Vacinologia.
A cidade brasileira que vai abrigar a Oxford Latam Unit já foi definida e a assinatura de contrato entre os envolvidos está em fase final para que o anúncio seja realizado. O objetivo é promover a área de saúde na América Latina e fortalecer o setor de pesquisa clínica.
Em 2021, um termo de compromisso foi assinado entre a instituição britânica e o então ministro da saúde, Marcelo Queiroga. À época, a pasta chegou a afirmar que um potencial candidato para sediar as atividades de pesquisa era o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.
A unidade deve contar com espaço físico próprio, com salas de aula, laboratórios, auditórios para simpósios e workshops, com infraestrutura para receber cientistas de diferentes países do mundo.
Professora de Saúde Global e Vacinologia na Universidade de Oxford e na Universidade de Siena, a doutora Sue Ann Clemens vai ser a head da Oxford Latam Unit e vai ocupar a cadeira de Global Health in Clinical Development, criada a partir de doação da SAIL for Health.